Rodando suave com a Honda NC 750X

Rodando suave com a Honda NC 750X

A Honda NC 750X é uma crossover, um modelo urbano com características visuais de trail

A Honda NC 750X é uma motocicleta agradável. Boa para uso diário, mesmo nas grandes cidades, graças à sua agilidade, à facilidade de manejo e à praticidade, o que pode ser rapidamente notado pelo porta-capacete no lugar do tanque de combustível. Este, por sua vez, fica embaixo do banco.

Graças a algumas dessas particularidades, a Honda NC 750X se assemelha em utilização a um scooter, só que tem porte de (quase) big trail e um motor bicilíndrico de 54,5 cv de potência e 7 kgfm de torque. Bom até para uma boa viagem.

Ela foi lançada no Brasil em 2012 como NC 700X, sendo promovida a Honda NC 750X em 2015. Depois, foi passando por melhorias como novo painel, para-brisa mais alto, iluminação por leds, novo escapamento e novas cores, entre outros itens disponíveis pela marca japonesa. 

Boa versatilidade

A Honda NC 750X custou a convencer os motociclistas brasileiros, mas basta experimentá-la para reconhecer nesse modelo uma motocicleta bastante versátil. Com um apanhado de características de vários outros tipos de motocicletas, a NC é classificada como crossover, termo em inglês, muito na moda, por sinal, que indica a mistura de vários estilos. As letras NC significam “Novo Conceito”.

Ao estacionar, basta tirar a chave da ignição e encaixá-la sobre o falso tanque, girando para a direita para abrir o porta-objetos e à esquerda para abrir a parte traseira do banco e dar acesso ao bocal do tanque de combustível. Um detalhe, cabe um capacete fechado no porta objetos, mas ele não pode ser de forma grande nem ter aqueles adereços aerodinâmicos que todos gostam.

Para quem não se seduz com a mágica cilindrada dos 750 cm3, que normalmente leva a uma ideia de grande desempenho, o motor bicilíndrico em linha refrigerado a água da Honda NC 750X oferece uma tocada suave e progressiva, vigorosa até. O ronco do novo escapamento ajuda a curtir as aceleradas comedidas, sem exageros de rotações, com as rápidas trocas de marcha.

Bom é rodar em baixas rotações, o que potencializa a maior virtude desse motor, o baixo consumo de combustível. O câmbio de seis marchas ajuda a manter o motor sempre na rotação ideal para ter boa agilidade no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada.

Uma curiosidade desse motor é a sua semelhança, em termos de arquitetura, com o quatro cilindros em linha do automóvel Honda Fit 1.5. Metade dos cilindros, metade da cilindrada. É essa ascendência que explica o jeitão pacato do motor da Honda NC 750X.

Fonte: https://carros.ig.com.br/colunas/cultura-motocicleta/2018-07-20/honda-nc-750x.html

Edição: Promenac Motos